Desisti do Pro Tools

É isso mesmo. Depois de 4 anos de Mbox / Pro Tools LE e mais outros estudando e cuidando dos estúdios dos outros, eu desisto.

Não levem a mal. Eu adoro o Pro Tools. Ele é padrão de mercado, muito fácil de usar (principalmente para quem está acostumado com gravação em fita, ele simula igualzinho). Tem o mínimo de telas necessárias, então nada fica muito escondido. Trata áudio do jeito que deve ser tratado (edição não destrutiva) além de ser bonitinho.

Só que não dá mais.

A minha principal queixa é que o driver para usar a Mbox (interface) com outros programas é MUITO ruim. Eu tinha que usar o Pro Tools. Qualquer outro programa que eu tentasse não conseguia enxergar a interface. Consegui uma vez com o Garageband, mas foi apenas uma vez. Como o iBook não tem entrada de áudio (e eu tinha uma placa justamente para isso) eu ficava preso. Queria gravar com um monte de programas diferentes e não podia.

Outra reclamação: o Pro Tools só funciona com a sua própria interface. A princípio não parece grande coisa, já que eu tinha a Mbox e ela é bem portátil, né? Mas no uso diário as coisas funcionam um pouco diferente. Se eu tivesse em qquer outro lugar com o iBook e não tivesse com a Mbox na mão não poderia abrir minhas músicas. Nem abrir. Nada.

E o Pro Tools às vezes se recusava a tocar, mesmo com a interface ligada, pq não conseguia ler a música do HD. Ele dizia estar lento demais. Acontece que eu conseguia tocar tudo pela interface normal do mac em outros programas, e nele não. De vez em quando mesmo com o HD externo ele não tocava. E nem tava tão pesado assim.

E os plugins básicos dele não passam de básicos. Vocês já viram os plugins básicos do Sonar? Ou do Logic? Vem MUITA coisa. O Pro Tools sempre precisava de um plugin que eu não tinha… ele tinha só o básico do básico do básico. O resto era extra.

Por essas e outras eu não quero mais o Pro Tools. Ele é ótimo, mas é muito chato.

Essa semana troco de interface e de programa.
Aí escrevo mais.

0 Respostas to “Desisti do Pro Tools”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário




janeiro 2007
S T Q Q S S D
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031